03 abril, 2007

Acabar com...Os filmes de terror

Esta categoria de cinema tem, ao longo dos anos, atormentado muito gente. Na história ficam vários protagonistas de diversas epopeias horríficas, que nos aterrorizaram e aterrorizarão para sempre. Das várias séries há nomes que me lembro mas que preferia esquece-los, dormia melhor!!! Jason, Freddy, Tubarão, respectivamente das sagas Sexta-feira 13, Pesadelo em Helm Street e Tubarão, marcaram muitos pesadelos, mas mais recentemente a protagonista tem sido a Flor da série Floribella. O intuito desta petição não é louvar, mas sim acabar com os filmes de terror (Para quem não tinha percebido!!!). É que para mim, quem os fazem deve tomar-nos por estúpidos. É por essa e outras razões que sou contra este tipo de filmes.

1º Cenário típico: Um grupo de 10 pessoas (5 rapazes e 5 raparigas) aluga uma casa isolada do resto do mundo. Isolado devido à um lago, um bosque ou uma montanha. Grosso modo, um sítio para onde ninguém iria, mas mesmo assim eles vão. Ia me esquecendo do mais importante, há cerca de 25 anos houve uma carnificina na mesma casa. (É preciso ter azar!!!)

2º As hormonas: Os protagonistas são quase sempre jovens com idades entre os 20 e os 25 anos. Com essas idades a testosterona (e respectiva estupidez) fluí natural e abundantemente, consequentemente os rapazes decidiram alugar a casa para impressionar as moças. (Que rica ideia!!! Será que eles nunca ouviram falar em restaurantes, ou sei lá, um sitio onde a morte não os espera. Desde que o restaurante não seja chinês e que não vá fazer uma visita a cozinha.)

3º O preço do aluguer: O preço é sempre altamente atractivo, pagariam a modesta maquia de 100€ por o aluguer da mansão, e isso durante todo um fim-de-semana. Mas como querem apenas alugar uns quartos, numa mansão onde há 30, pagam apenas 8€ por quarto. (Barato! Não!? Numa altura em que a economia está em crise dá para desconfiar!!!)

4º O mordomo: O mordomo, sempre de aspecto duvidoso (tipo Frankenstein), desaparece muitas vezes e sempre nos momentos fatídicos.

5º A noite: A noite, nestes filmes, tem tendência a ser longa e cai sempre de uma forma repentina (às 14h30!!!). Isso acontece frequentemente nos filmes de vampiros, às 11h30 é de dia e ao 12h15 já é de noite. A verdade é que os protagonistas não vão a Roménia para bronzearem e sem uma longe noite o filme seria chato. Como é que o vampiro iria surpreendê-los?

6º As mortes súbitas: Para surpresa geral (ou não!?) após somente um quarto de hora de filme, já houve 6 mortes. Mas nada de gripes ou meningites, são todas mortes violentas.

7º A estupidez dos protagonistas: Após todos estes acontecimentos deveria instalar-se uma espécie de desconfiança, mas não, tudo na maior. Relembro que até agora morreram 6 pessoas, logo falta chacinar 4. E é nesta altura que um dos sobreviventes, quase sempre o mais gordo, diz que ouviu um barulho na cave e outro no sótão. Ele acha que é melhor verificar e diz para fazer 2 grupos de 2 (é muito cooooona!!!) há alturas em que fazer um dueto pode ser engraçado, mas não me parece ser o momento adequado. Está na hora é de ficarem os 4 sentados armados com qualquer coisa (facas, garfos, colheres, palitos, cotonetes, qualquer merda dá!!!) na mesa da sala. De estarem todos de costas voltadas uns para os outros, afim de cobrir (isso até era uma boa ideia!!!) todos os ângulos. Assim vai ser difícil o operador de camera falhar o assasino.

8º O operador de camera: Justamente era mesmo deste caramelo que eu queria falar. Era pedir muito um planozinho completo do assassino. Depois de mais de uma hora de filme ver só as mãos ou os pés ou até as costas do assassino, as pessoas tem tendência a ficarem aborrecidas. É que mesmo que ficássemos a saber quem ele é, não íamos avisar os protagonistas. eu não tenho os números deles, e não me vejo gritar cuidado ele está a trás de ti. Quando isso acontece eles nunca nos ouvem, se calhar problemas de audição. Se eu tivesse um operador de camera assim, eu despedia-o.

9º O fim: Para dizer a verdade, eu nunca vejo o fim, mas devem todos da mesma maneira: morre tudo. Os dois que tinham ido para a cave morrem, o estúpido do gordo ouve novamente barulho, tanto no jardim como na cozinha. Ele decide fazer dois grupos de um, e…Pimba!!! Morre toda gente!

10º A enurese nocturna pós traumatíca
: Pessoalmente o que me afasta mais desse tipo de filmes, mas propriamente do fim, é o trauma que sofro. Pois sempre que vejo um filme desses tenho enurese nocturna pós traumático, ou seja devido ao cagaço faço pesadelos e consequentemente xixi na cama.

Opino que isto tudo justifica o fim dos filmes, ou pelo menos deveria justifica-lo, mas os amantes desse género sabem que haverá sempre uma sequela, onde 20 anos mais tarde, outro bando de conas irá para a mesma casa. Ou seja, enquanto haverá conas, haverá protagonistas para os filmes e serão feitos.

Cabeças Sujas…Assustados

M@rkito Copyright

Sem comentários: