14 setembro, 2011

As tartarugas

Há dias, fiz um sonho estranhíssimo (mais um!). Sonhei que era uma tartaruga, mas infelizmente, nenhuma amante de pizza e praticante de ninjustu. O que me calhou na rifa foi uma tartaruguinha acabadinha de nascer e caminho do oceano. O sonho acabou por ser curtinho, bastaram 4 minutos no areal e acabei comido por uma ave.

Nunca tive muitas hipóteses de sobreviver àquela corrida louca, afinal as tartarugas não são o símbolo da velocidade. Nunca acharam extraordinário o facto de as tartaruguinhas saberem que logo de pois de nascer têm de ir até ao oceano a caminho das Caraíbas? Só depois de adultas voltam às praias africanas, onde nasceram, para pôr os ovos. E fazem assim sucessivamente.

Neste sonho, percebi finalmente como recebem a informação necessária para a sua sobrevivência. Os entendidos dizem que está no seu código genético, mas a verdade que esta mensagem, deixada pelos pais, está gravada na casca do ovo. E só é difundida pouco tempo depois de o ovo eclodir.

Olá! Daqui falam o Pai e a Mãe! Daqui em diante espera-te uma missão quase impossível! Depois de saíres do ovo, terás de caminhar pelo areal, escapando a caranguejos e aves! Não te vamos enganar, a tua morte é quase certa. Mas que culpa temos nós de seres tão lento! Se porventura chegares ao oceano, não deites foguetes (na água não vão rebentar), ainda tens de percorrer milhares de quilómetros, com tubarões e outros predadores a perna. Uma boa noticia, a tua carapaça duríssima poderá ajudar-te a sobreviver. Afinal não, a tua mãe lembrou-me agora que ainda és uma cria, a tua carapaça é mole. Se fores apanhado não tens hipótese! Se chegares às Caraíbas, estaremos na zona dos cocktails a tua espera, mas sinceramente não contamos muito com a tua visita, nem com a dos teus irmãos! Boa viagem! E agora…cooooooooorreeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!”

O que não percebo é por que têm de fazer tantos quilómetros para porem os ovos. Não era mais fácil pô-los nas Caraibas? Ou será que não há areias por essas bandas? E se o problema é terem de pô-los onde nasceram, porque não levar os ovos consigo enquanto atravessam os oceanos? E não me venham com aquela: “ah e tal, os ovos necessitam de ficar a uma certa temperatura!”. Ao que respondo: “Nunca ouviram falar em sacos térmicos?”

Mesmo sendo, o paradigma da lentidão há momentos em que a tartaruga é bastante leste a movimentar-se. É na altura do coito. Veja e fique surpreendido pela velocidade e satisfação do animal, por entre outro, ter sido rápido!



Cabeça Suja… a tentar escapar no areal

M@rkito ®


1 comentário:

Piki femea disse...

Pensa bem...se calhar os teus pais queriam mesmo um momento a sós, daí deixarem os ovos tão longe...nunca te esqueças, os pais pensam em tudo!
Para além do mais, como deves saber, na tua espécie não existe tropa não é verdade?! E se formos a ver, isto de lutar pela vossa sobrevivência é quase como ir à tropa, não?! lol..