24 fevereiro, 2012

O Complexo do “Vai tu primeiro!”

Há dias, fui comer ao McDonalds e na fila observei uma situação bastante estranha. A minha frente, Estava um grupo de amigos mas ninguém aparentava querer ser atendido em primeiro. Até parecia que ninguém queria comer, até cheguei a pensar que eram funcionários vestidos a paisana, num propósito de aumentarem as vendas. Como perguntam vocês? É simples, e confesso que fiquei impressionado pela subtileza da táctica, como quem não quer a coisa, os sujeitos demoram muito a pedir, fazendo com que os outros clientes ficam a espera e com cada vez mais fome. Chegada a vez, dos verdadeiros clientes, estes esganados com fome, pedem o dobro dos alimentos, logo mais consumo. Mas afinal, essa minha teoria desvaneceu quando me chamaram para outra caixa para ser atendido.

Afinal os gajos não gostam, é de falar inglês. É um facto, a escola nunca nos prepara para fazermos pedidos no Mc. Aprendemos coisas básicas, como dizer as horas, e contar, mas pergunto eu: “Comer no Mc não basicamente importante?”. Eu acho que sim. As primeiras coisas que deveríamos aprender a dizer, é o nome de todos aqueles menus com o sotaque adequado. Mas como não é possível, deveriam aportuguesar o nome dos menus, imaginem que o meu avô queira comer um hamburger, acham mesmo que irá pedir um BigMac, ou até um McChicken!? Não creio! Não era muito mais simples o BigMac, passar a ser o GrandeMac e o McChicken, o McGalinha? E citando apenas estes dois menus.

Quando estava a deliciar-me com o meu repasto altamente calórico, mas bom como o catano, reparei que no acto despejar os seus tabuleiros, os rapazes apresentaram o mesmo comportamento que há pouco na caixa. Foi aí que percebi tudo. Estava na presença do Complexo do “Vai tu primeiro”, uma espécie de pacto silencioso, em que o primeiro não é o mais corajoso mais sim o mais fraco. O primeiro sujeito a avançar, para qualquer que seja a situação, fê-lo apenas por não ter a coragem e a força, para aguentar que alguém avançasse antes dele. Penso que o próximo exemplo será bastante esclarecedor e atestara a veracidade da teoria do Complexo do “Vai tu primeiro”. É em noites de bebedeiras que se constata mais, essa coisa do “Vai tu primeiro”, podemos estar com a bexiga cheia até o limiar do suportável, mas ninguém ousa ser o primeiro a ir a casa de banho. Esperamos que alguém, se sacrifica e se digna a ser o primeiro, só depois desse heróico sacrifício, que louvamos com um “Já!?” e um “Não aguentas nada!”, é que comecem um rodopio de idas a casa de banho.

Um conselho: de hoje em diante, não tenhas medo de ser último e de ser um ovo podre. Pensa que mesmo na derrota, e apesar de ser um ovo podre, foste o mais bravo enquanto os outros fugiram feitos maricas.

Cabeça Suja… a espera que alguém vá a casa de banho em primeiro. Estou a ficar aflito

M@rkito ®


Esta cabeçada foi sugerida pelo Rafael Ferreira 

1 comentário:

mfc disse...

Pois... mas eu não frequento esses sítios que o meu paizinho também não frequentou!!
Frequento outros...