18 agosto, 2011

Adepto de Futebol

Todos os anos, por esta altura e quando a época desportiva está a despontar, uma espécie curiosa do mundo animal acorda dum estado de hibernação. O nome desta espécie é adeptus fanaticus, mais conhecida como adepto fanático.

Antes de acordar totalmente, o adepto fanático sai lentamente de letargia durante um período específico do ano que começa quase sempre em Julho, a pré-epoca. Ele só volta a hibernar meses depois, no final de Maio. De dois em dois anos, o período de hibernação é mais curto devido às chamadas competições internacionais.

Dificilmente O adepto fanático passara despercebido. Para além das camisolas, gorros, cachecóis e outros adereços com as cores do clube, esta espécie apresenta quase sempre olhos vidrados. Para ele, a única coisa importante da sua vida é o futebol. Qualquer outra coisa, tais com o trabalho, os filhos ou a mulher são conceitos desconhecidos.

Vemos raramente o adepto fanático sozinho. É um animal de companhias, gosta de estar rodeado. Para encontrá-lo basta ir a um estádio, o seu habitat natural, mas também podem ser vistos em esplanadas e cafés. Apesar de amistoso, semanalmente e durante cerca de hora e meia, transforma-se numa verdadeira besta agredindo verbalmente todos aqueles que não ostentam as mesmas cores. Principalmente os que vestem de negro.

Todos conseguimos ter um adepto fanático nas nossas famílias. São de trato fácil. Alimentam-se apenas com tremoços e cervejas. Quando bem domesticados, já nem frequentam estádios, uma transmissão televisiva ou um relato basta.



Cabeça Suja… a ouvir o relato

M@rkito ®

Sem comentários: