22 agosto, 2011

A.P.P.P.P. (Associação Portuguesa para Potenciar a Potencialidade do Potencial)

Em todos os países, existe a questão fulcral. Aquela pergunta que define uma nação. Em frança, questiona-se o propósito do bidé? Nos Países Baixos, discute-se qual a melhor planta para símbolo nacional, a tulipa ou o cannabis? Em Portugal, debate-se a questão do potencial.

Em Portugal, quando proclamamos que alguém tem potencial, significa que num futuro mais ou menos próximo, vai tornar-se em algo que não é. Na verdade falar do potencial dum individuo, é uma forma simpática de dizer que neste momento não tem aquilo que é necessário. Até poderá vir a ter, mas no momento não o tem. E como dizer a uma mulher que tem de ganhar tomates para efectuar algumas tarefas. Talvez os tenha no quintal, ou talvez os possua pontualmente. Mas para ser uma mulher de tomates, para que ganha-los efectivamente falta muito. Aliás, é preciso muita sorte para que acerte na chave do Euromilhões e ganhe o dinheiro necessário para ir a Cuba e implanta-los. É a teoria do “Poderia ter sido, mas nunca o foi” em todo o seu esplendor.

Portugal, é um país cheio de potencial. Poderíamos ter domina o Mundo e os Sete Mares. Poderíamos ter ganho o Europeu de Futebol de 2004. Poder, podíamos, mas certamente não seria a mesma coisa. Mas nada de aflições potencialmente lá chegaremos. O propósito da A.P.P.P.P. é justamente esse, fazer com que lá cheguemos. Mal seja que com tanto potencial não consigamos.

Cabeça Suja… com muito potencial

M@rkito ®

1 comentário:

mfc disse...

No futebol percebe-se melhor. Ora vejamos.

Quando desaparecerem os árbitros corruptos (99%), os clubes, que não o Porto, têm potencial para ganharem o campeonato!